quarta-feira, 10 de setembro de 2003

O 11 do 9 e o Interesse Comum vs Interesse Particular

Ninguém no seu perfeito juízo poderá pensar que o dia de amanhã (11 de Setembro) não seja "comemorado" um pouco por todo o mundo com grande dedicação e devoção... Os "bin ladens" tudo farão para o relembrar e glorificar (agradecendo a Alá a persistência que os fieis demonstram diariamente) e os "outros" que se meteram em/nas guerras... para justificar a continuação da luta, tão necessária à democracia e ao prestígio interno. São inevitabilidades deste nosso mundo cada vez mais fundamentalista e radical (nos dois lados). O que se trata, pois é o tão dramático e milenar conflito entre Comum/Particular, isto é a tendência de se privilegiar ou não o interesse adequado a todos (ou que menos prejudica ambas as partes).
Não há dúvida que em todos os aspectos da nossa vida isto acontece, no trabalho (com pessoas a pensarem em si mesmas, no protagonismo fácil, no "pôr em bicos de pé" para aparecer, procurar o destaque, dizer que ele/ela são melhores, que as suas propostas são as mais "interessantes"). Contudo e para não parecer demasiado derrotista/pessimista, também há aqueles (ainda e sempre) que desenvolvem bom (ou melhor)) trabalho que os outros e que demonstram uma grande qualidade que falta aos outros...a humildade!
Ninguém é mau/terrorista por natureza... porque é que isso acontece?? Quem é culpado? Porque é que o interesse particular não coincide com o comum? Porque é que permanentemente sentimos que os INTERESSES (particulares) são quem mais ordena???

Sem comentários: