quarta-feira, 7 de janeiro de 2004

Sobre o Natal e afins

Assim se passaram mais outras festas natalícias.Foi com agrado que pude comprovar a "predisposição ecológica" dos portugueses que cada vez menos recorrem a árvores naturais para possuirem essa imagem druída do Natal. Também se diga que a negligência pelos símbolos naturais tem a ver com a... facilidade em obtê-los e até a questão de imagem (ardeu muita floresta este ano...!) o que é certo é que (definitivamente) a árvore de Natal é cada vez menos...natural!
A Festa de Reis, cada vez mais, se encontra mais esquecida e não fosse a tradição das janeiras (e algumas tradições no interior rural português) e o bolo-rei...ninguém falaria daquela que é a data mais importante no Natal Ortodoxo (e no católico espanhol)...isto porque estamos inevitavelmente cercados pelo NCA, isto é o NATAL COMERCIAL AMERICANO.
Não espanta que muitas famílias já nem falem no Presépio e muito menos o simbolizem. Não se trata só de "profanização" da quadra mas acima de tudo uma rendição ao "movie way of life" (americano entenda-se!)
De lamentar...mas não será inevitável?

Sem comentários: